quinta-feira, 19 de maio de 2011

John Dewey: educação é vida


“Educar, portanto, é mais do que reproduzir conhecimentos. É incentivar o desejo de desenvolvimento contínuo, preparar pessoas para transformar algo” (Dewey)

Qual a contribuição do Projeto Interdisciplinar para sua formação acadêmica?

18 comentários:

  1. Olá, eu não posso colaborar muito pois não estou participando do projeto interdisciplina, mas acredito que é de suma relevância, pois tem que ter fundamento teoricos e solidos para podermos utiliza-los na vida academica. Parto do ponto de vista que todo o conhecimento é valido e quem sabe detem o poder....
    para que eu mude uma realidade é necessário que primeiro eu tenha um conhecimento de mim e daquilo que vou exercer, pois como posso mudar algo que nem eu mesmo sei o que devo fazer....
    Huerbert Santos 3ºPedagogia...

    ResponderExcluir
  2. O projeto interdisciplinar John Dewey me ensina que a educação e a democracia andam juntas. Ele diz que a criança vai para a ecola para fazer coisas: cozinhar, coser, trabalhar a madeira e fabricar ferramentas mediante atos de construção simples; e neste contexto, se articulavam os estudos: leitura, escrita, cálculo e etc. Assim as crianças começavam a reconhecer sua a utilidade para resolver os problemas que enfrentavam em suas atividades práticas. Dewey afirmava que quando a crinça entende a razão pela qual tem que adquirir um conhecimento,teria grande interesse em adquirí-lo. Ja dizia Dewey o sistema escolar sempre esteve em função do tipo de organização da vida social dominante. Neste sentido a maioria das escolas não foram concebidas para transformar a sociedade e sim para reproduzí-la. Por isso a filosofia educacional de Deweiy é um grande desafio para a nova geração de educadores deste século para uma trasformação da sociedade.

    Ana Moreira 3º Ped

    ResponderExcluir
  3. Para mim o Inter... veio mais uma vez para somar com o conhecimento que adquiri na academia, uma vez que, Dewey nos da um referencial de escola nova onde o aluno era oportunizado toda hora a pensar seu contexto de acordo como o mesmo se apresentava a ele,sendo que ñ de uma forma passiva.
    Hoje temols que possuir esse mesmo ideario de Dewey e fazer acontecer assim como O fez também.Temos que oportunizar nossas criancas a ter criticidade, respeitando os outrose , acima de tudo, adquirir o hábito do aprender fazendo o estudo dos contúdos de acordo com seu contexto.
    BJKS DIONETH OLIVEIRA A BOA 3º PERÍODO

    ResponderExcluir
  4. O Projeto Interdisciplinar é muito importante em meu aprendizado, as idéias de Dewey nos faz ver que a educação e a prática educativa devem refletir no sucesso da aprendizagem que se dará através de formar cidadãos críticos da realidade, que tenham autonomia para construir seu conhecimento e não só aceitar de maneira passiva tudo o que lhe ensinam e mandam fazer mesmo que isso não tenha nada a haver com sua realidade.
    Educação e Democracia precisam ser elos de uma mesma corrente.
    E a sociedade precisa entender que não está na escola a responsabilidade total da educaçao e sim que cada uma precisa exercer seu papel sem deixar a responsabilidade pesar para um lado ou outro.
    A criança precisa ser respeitada como criança mas não significa que vamos menosprezar sua capacidade de ir mais além do que planejamos pois afinal eduacação é vida.

    ResponderExcluir
  5. Já havia explorado Jonh Dewey antes mesmo do projeto interdisciplinar, assim como eu o admiro por sua coragem e ação, da mesma forma como eu admiro o nosso filósofo atual Rubens Alves. Suas ideias filosóficas, tanto do passado como do presente foram focadas para os problemas da educação. Jonh Dewey nos deixa impressionados pela sua ousadia ao ter enfrentado todo um contigente de interesseiros econômicos e antiquados, para fazer a diferença no processo ensino-aprendizagem de maneira significativa aos educandos, para que esses fossem motivados para os estudos, encontrando as experiencias do dia-a-dia para entrelaçar aos conteúdos, contribuindo assim para o desenvolvimento de sujeitos questionadores, pesquisadores, reflexivos, autônomos, coletivos, com hábitos de interação social. Com seu método enovador mesmo numa época turbulenta, Dewey fortaleceu assim a democracia e a liberdade de opiniões.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde Prof.!!!
    O profejeo interdisciplinar só veio acrescentar o que a maioria dos educadores estão pregando nos dias de hoje, que é uma educação significativa, na linha da interação professorxalunoxgestor e, ainda, aproveitando as experiências e o conhecimento prévio que o aluno já construiu para que o conteúdo programado seja associado dentro desse contexto. Mas será que os professores estão adotando os métodos de Dewey? O que a maioria dos acadêmicos percebem é que os educadores estão tentando se inserir à postura de Dewey, porém ainda carregam uma meneira de ensinar tradicional quando muitas vezes ignoram a opinião e o ponto de vista daqueles alunos mais experientes. São aqueles que aconselham mas não dão o exemplo.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite professora.
    O projeto inderdisciplinar foi bastante significativo para mim, pois acrescentou novos conhecimentos. Foi excelente a escolha de Jonh Dewey, porque ele nos dar o exemplo de um educador que faz a diferença. É essa postura que todos os professores e os academicos em processo de formação deveriam adotar, e como na citação acima, qdo ele nos diz que a educação é um processo contínuo para que o sujeito seja um agente transformador na sociedade.

    ResponderExcluir
  8. No Projeto Interdisciplinar foi importante pois obtive algumas conclusões sobre educação na qual eu como educadora devo aproveitar as experiencias trazidas pelo aluno para a sala de aula. Ou seja, aluno deve estar motivado para relacionar o que aprende com o que já sabe, o que não conseguirá fazer sozinho, mas com a disposição básica do professor em não entregá-lo à sua própria sorte. Checadas e respeitadas estas duas condições, a funcionalidade deve estar presente, os conhecimentos devem ser usados quando as situações o exigirem. O aluno deve estabelecer relações entre o novo conteúdo e os elementos dispostos em sua estrutura cognitiva. Ressalta-se, neste ponto do texto, o papel da memória na aprendizagem escolar, tão asseverada por muitos, que de forma alguma deve ser mecânica e repetitiva, mas compreensiva, porém, reinar como elemento fundamental da aprendizagem significativa. O aluno estará, portanto, apto a “aprender a aprender”, tornando-se capaz de realizar aprendizagens sozinho.

    Anne Furtado
    3º Período FSDB

    ResponderExcluir
  9. Resposta da acadêmica BARBARA MONIQUE do terceiro período:

    Muito se pode tirar de proveito no projeto interdisciplinar na conceituação do John Dewey, pois sendo ele um educador inovador, só teve a acrescentar ao que estamos estudando em sala de aula com os professores, que nos orientam para um fazer ensinar de maneira democrática, com respeito as experiências e aos saberes informal do educando, trazendo do seu cotidiano subsídios para preencher as lacunas dos conteúdos programados, tornando assim o seu aprendizado significativo e a realização do professor completa.

    ResponderExcluir
  10. Resposta da aluna SUELLY CAMPOS:

    O projeto interdisciplinar trouxe muita aprendizagem, primeiro porque fez uma interação de disciplinas e acadêmicos, onde todos dando suas ideias, falando de seus pontos de vistas e trazendos novos conceitos científicos, acrescentaram mais conhecimento para que pudéssemos enriquecer nosso ensino acadêmico e fazer reflexão para uma prática significativa, com no exemplo deixado pelo grande mestre John Dewey, quando nos conscientizou sobre o respeito ao conhecimento prévio do educando, pois ele é um ser vivo que irá contribuir para o processo de ensino e aprendizagem com sua participaçào através de suas experiências.

    ResponderExcluir
  11. Oi fessora!

    Bem o projeto interdisciplinar na verdade só veio reforçar as minhas idéias a respeito de como me portar como um profissional da educação, de maneira que eu consiga ajuda-los a perceber que eles estão ali não só para se adequar a sociedade, mas para fazer a diferença nessa sociedade de forma que ela possa crescer e melhorar os seus aspectos com a contribuição de cada cidadão...

    Jorge Luís
    3 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Bazinga², oe, oe!

    Então, o Projeto Interdisciplinar foi uma forma eficiente de firmar o conhecimento construido durante esse tempo, de maneira lúdica e reflexiva, uma vez que a experimentação e trocas de experiências é sempre favorável.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Andrea, o projeto e de grande importância para todos nos academicos por nus proporcionar um contato direto com as pessoas que ainda não haviamos conhecido e por podermos socializar com os outros o que aprendemos ,o conhecimento teorico e a base do trabalho do pedagogo por isso e muito importante conhecermos outros teoricos e deferentes tendencia para fazermos uma escolha para sequirmos no futuro.

    ResponderExcluir
  14. Resposta da aluna FLÁVIA:

    Quando Dewey enfatiza que a educação é vida, isso me remete a refletir, que o ser humano não se desenvolve sem educação, seja em qualquer espaço que estiver, para que possa se tornar um sujeito independente e autônomo. Nesse sentido que entendo o que Dewey quiz nos passar, que o sujeito sem educação se torna alienado, dependente de tudo e de todos.

    ResponderExcluir
  15. boa noite

    dewey é claro quando levanta sua bandeira a favor do pragmatismo autivista ,assim posso dizer que so conseguimos construir algo quando buscamos vital patra a nossa vida e para mim educaçao se faz dessa forma .

    luciane paes
    3 periodo

    ResponderExcluir
  16. Bom dia.
    Luciane Filgueiras, 3º de pedagogia.

    Como todos finais de período têm um projeto interdisciplinar, nada mais interessante do que falar sobre este homem tão inovador e afrentre de sua época, John Dewey trouxe para nós conhecimentos tão valiosos, que acredito que todos aproveitaram o máximo para assimilar e aprender com esse
    extraordinário filósofo e educador. Eu aprendi coisas e conhecimentos que me ajudarão no meu futuro profissional, para ser uma professora que respeite cada um e use sempre a democracia para todas as situações que vierem a aparecer.

    ResponderExcluir
  17. o projeto interdisciplinar sobre dewey, foi muito importante para minha formação pois ele mostra uma educação experimental,onde o professor tem que refetir sobre sua aula para que os levem os seus discente a experimentação ao concreto com o objetivo de levar ao aluno a questionar.Sair das aulas mecanizadas,pq levando ao aluno a experimentar estamos contribuindo para uma melhor aprendizagem dos discentes.


    adriana lelis 3 periodo

    ResponderExcluir