sexta-feira, 6 de maio de 2011

Democratização do Ensino


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Para Cicillini e Cunha (1991), assistiu-se nas últimas décadas à democratização do ensino, como resultado das lutas dos trabalhadores, que, apesar de garantirem a entrada de seus filhos na escola, não conseguiram ainda garantir sua permanência. A diversidade intelectual e social dos novos alunos pegou as escolas e os professores de surpresa. Não estávamos preparados para receber o novo contingente de alunos. Um aumento proporcional de investimentos e uma nova prática educativa não aconteceram, condenando a democratização do ensino apenas ao aumento de matrículas. Precisamos assim reformular a finalidade da educação, a posicionando em relação às reais necessidades de nossa sociedade. Além disso, para estes autores, pensar um currículo que vise à transformação social significa pensá-lo numa dimensão mais ampla. De nada adianta alterar conteúdos, aumentar carga horária, equipar laboratório, fazer reciclagem ou utilizar novas metodologias sem uma reflexão mais ampla sobre o ensino. O “o que” e o “como” ensinar são questões diretamente vinculadas ao “para quem”, “para que” e “onde se ensina”. Nesse contexto, não podemos separar os conteúdos programáticos das características históricas e sociais em que se efetivará a proposta.

19 comentários:

  1. Democratizar o ensino público no Brasil, nas últimas décadas tem
    representado um desafio político, social, e principalmente, educacional. Ao longo
    de décadas, vem se discutindo o papel da escola pública na formação dos
    indivíduos, e seu impacto no desenvolvimento social e econômico do país.
    Entretanto, fazer uma referência sobre o processo de democratização é preciso,
    antecipadamente, compreender as diferentes propostas político educacionais que
    envolvem a garantia tanto do acesso quanto da permanência dos alunos na
    escola, e certamente, das condições oferecidas ao longo da trajetória escolar
    daqueles que nela um dia adentram.

    Anne Carolina N. Furtado

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  2. A Democratização do ensino é simples. Basta entendermos que devemos aprender a viver juntos, a viver com os outros, compreendendo o outro, desenvolver a percepção da interdependência, da não-violência, da administração de conflitos. Descobrir o outro participando em projetos comuns e de cooperação, tendo prazer no esforço de cada um. Essa é a tendência.

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  3. A democradização do ensino é uma luta constante, como docentes em formação podemos perceber isso. é resultado sim das lutas dos trabalhadores e de todos aqueles comprometidos com a educação de qualidade de forma igualitária para todos. Mas, para que isso aconteça é necessário que a formação dos professores tambem seja de qualidade e estejam preparados para lhe dar com a realidade dos alunos visando uma transformação social. Também não podemos esquecer que é preciso que se faça uma reflexão acerca do ensino, com as famosas questões filosóficas O "oque " e o "como" ensinar, ligadas ao "para quem", "para que" e "onde se ensina". Desde o início da história da educação poucos tinham acesso a uma educação completa e muitos,tinham apenas, uma parte do ensino, democratizar o ensino para todos não é aumentar o número de matrículas para os alunos e sim proporcioná-los uma prática educativa reformulando a finalidade da educação relacionando às reais necessidades de nossa sociedade.

    Ana Moreira 3º ped

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  4. Andrea Gomes
    O seculo xx foi a seculo das maiores mudancas em varios setores da sociedade e o mas importante foi no ambiente escolar,que infelizmente por varios motivos não acompanhou esse crescimento de classes sociais e a grande demanda que isso calsou nas escolas publicas e estaduais,nossos governantes tem que se preocupar não somente com a fornação dos professores ,mas com uma mudança radical no seu plano de esino e principalmente nas estruturas dos anbientes escolares para que se tenha uma educação satisfatoria e de qualidade para todos.

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  5. Boa Tarde Prof.!!!
    A democratização do ensino não deve se focar apenas como um condutor da inclusão escolar por meio de esforços no alargamento das suas estruturas e nem em reformulações de conteúdos significativos para a sociedade. Tem que mudar sua posição ao reconhecer que o aluno tem diferenças comportamentais os quais são manifestados culturalmente e socialmente. Reconhecendo essa complexidade comportamental de seu estudante, a escola estará colaborando para despertar a auto-estima do educando gerará assim sua confiança e sua predisposição para a aquisição de novos conhecimentos. Nesse sentido, os profissionais de educação vencerão a pior luta que a educação enfrenta nos dias de hoje: o fantasma do fracasso escolar.

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  6. Ao se falar da democratização do ensino nos reportamos logo como sendo uma escola para todos. Sabemos que a palavra todos também traz as diferenças e muitas escolas exigem que os profissionais de educação sejam capacitados para atuar em uma tendência que respeite a cultura e as experiências do saber informal do educando. No entanto, percebemos que orientar para a consciência da diversidade cultural e social, nem todos os segmentos escolares obtém esse êxito ocasionando para que determinados grupos sejam ignorados, impedindo assim o seu desenvolvimento social e cultural, resultando assim em uma democratização de ensino utópica.

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  7. A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO É UM DESAFIO.E É TAMBEM UM RESULTADO DE TODOS QUE SÃO COMPOMETIDO COM A EDUCAÇÃO,QUE ESTÃO LUTANDO PARA UMA MELHOR EDUCAÇÃO PARA TODOS.MAS PARA QUE POSSAMOS TER UMA EDUCAÇÃO DE BOA QUALIDADE O DOCENTE TEM QUE TER UMA BOA FORMAÇÃO,COM O OBJETIVO DE PREPARAR ESSES DISCENTE PARA A TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.


    ADRIANA LELIS

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  8. Resposta da aluna BARBARA CARVALHO, tercerio período:
    Ao falar da democratização da escola, muito podemos comentar que uma de suas funções é estimular o desenvolvimento da criança de forma mais complexa, mas respeitando sua particularidade como a diversidade cultural. Essa escola talvez ainda não tivesse preparada para esta diversidade do saber prévio, assim, não sabendo aproveitar esse conhecimento tão diferente para contribuir de maneira mais significativa com uma educação baseada na prática.

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  9. Para iniciar esse tema faz-se necessário entender e compreender a a palavra Ensino de uma forma ampla para depois poder fazer um significativo estudo com os alunos.Não devemos esquecer que se é um aprendizado significativo sendo tbm histórico deve-se levar em conta o curriculo escolar proposto pelas instituição onde imaginamos que supostamente contemplarão toda essa significância tão falada hoje em dia em educação.
    dioneth 3º ped.

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  10. Democratização da ensino? será que em mundo que quer tudo globalizado e esquece, principalmente no nosso país, que ad eduação é feita com valores e pisando no chão onde se ensina. não que ser professor significa, antes de tudo, ser um sujeito capaz de utilizar o seu conhecimento e a sua experiência para desenvolver-se em contexto pedagogicos práticos. isso nos leva à visão do professor como um intelectual, o que implicará maior abertura para as discussões das ações educativas. Assim o professor não poder considerado um tecnico do ensino, onde ele tem que ser aquil que o sistema quer. É por isso que o ensino não consegui ter êxito. e não é somente mundando o que se ensino que vamos chegar a uma decratização do ensino, mas devemos pensar em que vai aprender e oque ele poder contribuir para o seu desenvolvimento intectual e social....

    Huerbert Santos 3º pedagogia.

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  11. Boa noite.

    Quando falamos em democratização do ensino no Brasil, devemos pensar nos pais que desejam uma educação acessível e de qualidade para seus filhos, independentemente de sua classe social, lembrando sempre das lutas enfrentadas para que esse anseio se concretize. A realidade mostra que deparamo-nos em todos os momentos com problemas, tanto dos alunos quanto dos professores, que dificultam a materialização desse sonho. Muitas vezes, os professores, guardadas as limitações que se apresentam, tentam, de uma forma ou outra, minimizar esses obstáculos. Reconhecer e compreender essa realidade que faz parte do dia-a-dia do profissional da educação constitui um fator de prevenção à desmotivação, uma vez que, sob meu ponto de vista, muito precisa ser feito ainda para alcançarmos uma verdadeira democratização do ensino, que não seja apenas em estatísticas de alunos matriculados, mas que seja refletida em cidadãos conscientes, críticos e qualificados para o mercado de trabalho e para a formação das futuras gerações.

    Luciane Filgueiras,3º de Pedagogia

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  12. Democratizar o ensino é tornar o seu ambiente uma relação de cooperação mútua, com a interação entre professorxaluno x gestão, inserindo um no contexto do outro, com respeito às suas experiências, suas limitações físicas, intelectual, espiritual, com a ecola planejando não apenas os conteúcos para esse processo significativo, como também criando mecanismo para a motivacao dos seus docentes para um fazer qualificando, com vista em investimentos de cursos preparatórios para incentivar seus docentos a uma qualidade de ensino num mundo em constante e profunda mudanças na sociedade.

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  13. Resposta da aluna SUELLY CAMPOS:

    O governo deve sim democratizar o ensino, contudo com projetos consistentes, não apenas com discursos e projetos mal elaborados, com intenção apenas de angariar votos em eleições ou arrecadar dinheiro sem responsabilidades. Quando se propões construir várias escolas e não se investe na educação, o resultado é catástrofico. Tem que haver investimento em conjunto como capacitação dos professores, inovação nos projetos políticos pedagógicos com conteúdos significativos, valorização dos salários dos professores, elaboraçào de livros didáticos relevante sem intençòes apenas de promover economicamente as editoras etc. Fazendo assim, o governo obterá uma educaçào democrática, pois escolas estruturas e professores satisfeitos gerará alunos capacitados e motivados.

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  14. Oi fessora!

    Neste casa eu queria apenas dizer que concordo.
    Seria bem mais rápido e seria o menor comentário que já fiz. rs.
    Mas, falando sério, é preciso ir além da simples democratização do ensino, sim porque o Brasil por exemplo é uma democracia, mas, me pergunta se funciona? Com a educação é a mesma coisa podemos democratiza-la e aí uma porção de gente vai achar o máximo e vai acabar votando em uma cambada de vagabundo, pensando que dessa forma estarão agradecendo o "favor" que eles fizeram pela educação. mas de que adianta fazer isso pela educação se não funcionar ou se funcionar como a nossa "exemplar" política Brasileira?

    Jorge Luís
    3 Período de Pedagogia

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  15. Bazinga!
    A oportunidade de entrar nas escolas já é real, mais isso não significa que estejam recebendo a devida formação. É necessário ocorrer uma conscientização, não apenas dentro da escola mas na sociedade. A visão da grande maioria que a educação deve servir para conseguir-se um diploma e o mundo estará em suas mão, perpetua. Torna-se essencial a renovação de conceitos, uma vez que instrua a importância do conhecimento para o próprio conhecimento. Apesar de uma democratização do ensino, o governo deve fornecer as devidas melhorias para favorecer essa conscientização, de forma que não fique apenas como o amigo Jorge citou: “mas de que adianta fazer isso pela educação se não funcionar ou se funcionar como a nossa 'exemplar' política Brasileira?”
    Beijos, teacher. ;*

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  16. Andrea, a escola virou um depodito de crianças onde a maior preocupação do governo e que esse deposito a cado ano que passa tenha mais lugares para serem ocupados, na intenção de formar para o mercado de trabalho ano apos ano uma mão de obra barata que sem qualificação adequada para realmente saberem seus direitos se cale perante o consumismo a ajude a maquina do capitalismo funcionando,se esse paradigma não for quebrado não vai adiantar fazer uma democratização se a mentalidade das pessoas não mudar,a escola tem o papel de libertar seus educandos e forma-los cidadão critico perante a sua propria realidade.

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  17. A real democratização do ensino não é nada fácil já que ter alunos matriculados não significa dizer que há educação para todos como alguns querem que pensemos, n´s sabemos muito bem que a educação em nosso país precisa melhorar muito e que existem muitas crianças que tem uma enorme dificuldade de ir á escola devido ás barreiras fisicas que existem como as longas distancias da casa a escola que acabam por prejudicar seu aprendizado.
    O número de matriculas pode até crescer mais as escolas não tem estruturas para dar conta dessa demanta e isso acaba prejudicando a qualidade do ensino, as salas ficam lotadas e os professores não cnseguem dar conta de toda a sala dixando falhas na aprendizagem.
    Será isso a democratização do ensino acho que não.

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  18. Resposta da aluna FLÁVIA:

    A democratização do ensino envolve diversas responsabilidades e deve ser tomado partindo das Leis que são elaboradas, passando pelos projetos a serem implantados nas escolas, até às práticas em sala de aula. É um tema que toma diversas caminhos, e precisa ter cuidado quando objetivá-los, para que ele não se configure apenas como uma utopia, quando o que acontece na realidade é muita desorganização com resultados negativos. A educação para todos no sentido democrático pode até se fazer realista, mas quando se quer atingir esse objetivo, precisa-se também trabalhar com cuidado com o processo que irá envolvê-lo.

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  19. boa noite

    democratizar o ensino deve ser algo de fundamental importancia para a sociedade ,mas não é ,o que mais vemos são dois tipos de ensino um voltado para os mais favorecidos e para os pobre dentro deu contexto de escola publica isso é uma lastisma ...assim dificilmente conseguiremos construir um saber igualitario .

    luciane paes 3 periodo

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