sexta-feira, 6 de maio de 2011

CURRÍCULO DE CIÊNCIAS: ALGUMAS REFLEXÕES


As causas do fracasso escolar não se encontram apenas no interior das escolas, na pobreza destes, mas sim em condicionantes sócio-econômicos e políticos mais amplos. Dessa forma a reflexão sobre o EC nas escolas do Ensino Fundamental deve passar também pela reflexão sobre a educação como contexto social mais amplo que se insere.
Do confronto entre as mudanças ocorridas, pelo menos nos elementos constituintes da concepção teórica acerca do EC e, da realidade apresentada pelos estudos, emerge a situação problema resumida na questão: o que impede a adoção de algumas mudanças advindas dessas inovações no EC nas séries iniciais do Ensino Fundamental pelos docentes?

14 comentários:

  1. Boa Tarde,A falta de recursos na escola ,de material didático,e recursos dificultam uma aula de qualidade no E.C.A formação de professores qualificados na área de ciências, dificultam o aprendizado com qualidade para uma educação eficaz.
    Acadêmica:France Helen Pereira 4ºperíodo de pedagogia.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia professora Ana...

    Alguns artigos que tenho lido apresentam varias necessidades que causam o fracasso escolar e o descompromisso de alguns professores com a causa da educação, e, por muitas vezes não conseguem passar para o leitor alternativas que possam mudar o norte das escolas. Com certeza o seu componente tem despertado muito cada um de nós para essa realidade, é óbvio a realidade das nossas escolas, falta de recursos, material para que o professor possa desenvolver seu trabalho e principalmente as NTCI's, não adianta ter muitas vagas na estrutura se não existe um programa que atenda essa demanda,
    Para que possa existir uma transformação social é necessário urgentemente reformular a finalidade da educação.

    José Augusto Maia da Silva
    4º Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  3. Nas visitas que ja fiz em escolas percebo a falta de ânimos por parte de alguns profisionais da educação,eles reclamam praticamente de tudo, porém não preocuram meios de como resolver os problemas,na minha opiniao nao acho que a falta de material seja um motivo para nao se ter um ensino de boa qualidade, pois temos os próprios recursos naturais para se trabalhas com as crianças o E.C.O que realmente falta é uma reciclagem por parte dos educadores.
    LUCINEIA BARROS
    4°PERIODO PEDAGOGIA

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Professora Ana...

    É fácil observar que existe a LDB e os PCN's, mas é observado que não existe um norte que delimite a construção de um curriculo na educação, nas escolas parece que não existe um PPP, e por isso cria uma desorganização na forma de ensino, os professores seguem os livros didáticos e não mudam sua forma de trabalhar, criando assim um desestimulo nos alunos, tornando as aulas chatas e sem aproveitamento nenhum para o crescimento ativo e participativo. É necessário que sejamos proativos na busca de métodos educacionais despertando o interesse no aluno e que o professor seja o mediador sem ser visto como o detentor de conhecimentos.

    José Augusto Maia da Silva.
    4º Período de Pedagogia.
    FSDB.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite professora

    Muitas coisas mudam na educação, inclusive nas leis, mas não consigo ver mudança séria nas escolas e nos professores que ainda usam de métodos ultrapassados que não ajudam os alunos em nada, e por isso muitos alunos vão se distanciando das escolas. Também não consigo ver mudanças no ensino de ciência, continua a mesma coisa nas escolas que eu visito não consigo ver mudanças, outra coisa são os professores que precisam mudar sua maneira de explicar suas aulas e levar os alunos em visitações para despertar o conhecimento de todos.

    Aldeneide Bandeira
    4º período fsdb

    ResponderExcluir
  6. BOA TARDE...

    A falta de determinados avanços na área educacional, não se explica somente pelo fato de não haver recursos ou projetos.
    A educação apresenta inúmeros projetos e leis que fundamentam e regulam o ensino. Chega de passar a bola, achar culpados é hora de agir. Os profissionais da educação estão acomodados, não procuram inovar seus conhecimentos suas metodologias, muitos deles utilizam o planejamento do ano anterior, esquecendo que não será o mesmo aluno do ano passado, que as coisas mudam e evoluem que precisam ser ressignificada e adaptado ao novo que aparecerá isso é comodismo. Esses profissionais inibem o desenvolvimento do alunado e atrapalham o desenvolvimento da sociedade.
    Contudo, apesar das dificuldades vivemos no mundo das possibilidades, e necessitamos de mais criatividade.

    Adriana Cordovil
    4º Pedagogia

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. por muito tempo os professores tinham uma prática de usar somente o livro didático e fazer disso uma "aula didática" hoje a realidade de muitos docentes não mudou, a grande questão é a preocupação dos próprios professores quererem utilizar espaços não formais,usar o espaço da própria escola como instrumento didático a vontade de querer mudanças precisa estar dentro de cada um para que possamos descobrir como ajudar os alunos.

    raquel Santos
    4º periodo ped.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Oi professora

    A escola não é apenas, onde circulam fluxos humanos, ela é um local de transmissão de saberes e simbolos. o Ensino de ciência é um desafio para os professores na pr´stica de ensino na socieade, as necessidades de soluções que atendam o desenvolvimento técnico-cientifico e a demanda educacional.
    Alguns estudos descrevem as mudanças ocorridas na concepção acerca do ensino de ciência, na tentativa de introdução das inovações a ela associadas que garantissem alcanças seus objetivos propostos, parecem pouco ter alcançado na sala de aula.

    Aidê Matos
    4º Período de pedagogia
    FSDB

    ResponderExcluir
  11. O que impede é a falta de criatividade por parte de alguns docentes que se prendem a livros didáticos enão procram explorar o concreto, pois ensinar ciências não depende somente de livros, mas do próprio ambiente onde os docentes vivem, fazendo que aula possa a vir ser mais motivante, por que será algo do seu cotidiano. Arregaçar as mangas e inovar é o que falta para o ensino de ciencias, e deve partir de professores comprometidos realmente com a educação.
    ROSIMARY DA SILVA OLIVEIRA
    4º pedagogia

    ResponderExcluir
  12. Acho que uma das grandes dificuldades no ensino de ciencias são a falta de atualização de alguns professores, a falta de materiais que possibilitem práticas e também de materiais didáticos. Outro problema é a falta de interação entre as disciplinas, que acaba por desmotivar os alunos por não estabelecer relação entre os conteúdos, transformando o saber em algo isolado.
    Além da interação entre os conteúdos, é tambem necessária a interação com o cotidiano dos alunos, mostrando que a ciencia está presente em nosso dia-a-dia, em coisas comuns.

    Kelly Melo – 4º período
    Pedagogia – FSDB

    ResponderExcluir
  13. A dois fatos o primeiro a escola não tem muito recurso para determinar algumas atividades temos apenas nas teoria, para que a disciplina de E.C seja com qualidade.O segundo e o docente sem compromisso,alguns com objetivos não desiste no primeiro obstáculo são mas dinâmicos.

    Katia Leitão dos Santos
    Pedagogia 4 período-FSDB

    ResponderExcluir
  14. A escola tem grande influência na sociedade, mas não há uma intervenção necessária no sentido de transformação social e modificação da mentalidade excludente. No ensino de Ciências por exemplo já por exemplo precisa-se desmitificar o estereótipo de cientista e ampliar a visão de mundo do aluno acerca da pesquisa e da superação.

    ResponderExcluir