domingo, 10 de abril de 2011

Pais devem ser responsabilizados pela (falta de) educação na escola?


Essa é uma das histórias que mais corre a internet sem citação de autoria. Não sei se é verdade, mas é o sonho de todos os professores e diretores de escolas diante da realidade em que vivemos com pais ausentes e querendo que a escola se responsabilize por toda a educação dos seus filhos.

Professores de uma escola da Califórnia (EUA) decidiram gravar na secretária eletrônica da escola. A escola exige dos alunos e dos pais responsabilidade pelas faltas dos estudantes e pelos trabalhos de casa. A escola e os professores estão sendo processados por pais que querem que seus filhos sejam aprovados mesmo com muitas faltas e sem fazer os trabalhos escolares.
Aqui vai a mensagem gravada:

"Olá! Para podermos ajudá-lo, por favor ouça todas as opções:

- Para mentir sobre o motivo das faltas do seu filho - tecla 1
- Para dar uma desculpa para seu filho não ter feito o trabalho de casa - tecla 2
- Para se queixar sobre o que nós fazemos - tecla 3
- Para insultar os professores - tecla 4
- Para saber por que não foi informado sobre o que consta no boletim do seu filho - tecla 5

- Se quiser que criemos o seu filho - tecla 6
- Se quiser agarrar, esbofetear ou agredir alguém - tecla 7

- Para pedir um professor novo, pela terceira vez este ano - tecla 8
- Para se queixar do transporte escolar - tecla 9

- Para se queixar da alimentação fornecida pela escola - tecla 0
- Se você já compreendeu que este é um mundo real, que seu filho deve ser responsabilizado pelo próprio comportamento e que a culpa da falta de esforço do seu filho não é culpa dos professores, desligue o telefone e tenha um bom dia!"

Deixe um comentário...

14 comentários:

  1. Muitos pais por trabalhar demais e não ter tempo para seus filhos acabam por deixá-los na responsabilidade total da escola, sendo que a escola tem sim responsabilidade com esses esses alunos, mas quando se refere ao conhecimento que está se mediando a ele.
    A escola é o local em que se deveria ir em busca do conhecimento mas muitos pais não matriculam seus filhos para que eles aprendam ou obtenham conhecimento e sim para se livrar da criança por determinado tempo dando-lhe um descanço pois sabemos que criança dar muito trabalho.
    E partindo dessa concepção os pais colocam sobre a escola toda a responsabilidade sobre a formação de seus filhos.
    Valores que essas crianças deveriam trazer de casa e que por muitas vezes por terem vindo de familias desestruturadas acaba prejudicando o relacionamento e a convivencia no ambiente escolar.
    A escola e os pais deveriam ser paceiros nessa educação e não um jogar a responsabilidade nas costas do outro.

    ResponderExcluir
  2. Sim. A interação professor e aluno tem que ser de forma completa, afinal os pais são a coluna da família que está inserida na sociedade, organismo complexo tão defendido por todos os teóricos para o despertamento da educação no processo ensino-aprendizagem. Os pais além de acompanhar os seus filhos nos trabalhos escolares, deveriam participar das discussões quanto a melhoria do ensino, pois são eles os principais agentes de contestação da qualidade da educação de seus filhos. Se reclamam, porque estão detectando as dificuldades de aprendizagem dos alunos, muitas vezes despercebido pelos educadores, em sala de aula devido a demanda de alunos que lhes são confiados. É a união do pensar, fazer e aprender.

    ResponderExcluir
  3. Depende do enfoque dessa responsabilidade. Se ele foi chamado para participar do PPP da escola de seus filho, e naquele momento não teve uma participação significativa, levando as questoes encontrado por meio de seu filho no processo de ensino e aprendizagem dessa escola, ele será sim responsabilizado pela e ducação na escola. O problema está na falta de conscientização da piramide social do sistema escolar, de que é importante todos participarem do planejamento, pois a educação enfoca o desenvolvimento do sujeito social.

    ResponderExcluir
  4. Os pais são responsáveis pela educaçao de seus filhos juntamente com escola que é um espaço legítimo de transformação social.
    Cabe aos pais acompanhar as atividades de casa e participar das reuniões de seus filhos.A responsabilidade dos pais deve andar lado a lado com a escola, para que a educação seja completa, ou seja, somar a educação prévia com o conhecimento contruído na escola multiplicando os saberes do aluno.Não basta só cobrar da escola a educação é preciso trazer de casa o senso de educação.

    Ana Moreira

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Prof.

    Acredito para que as crianças tenham um bom desenvolvimento escolar faz-se necessário a que os pais entrem em sintonia com escola . Certamente nesta visão a educação tomaria um norte diferente e possibilitaria ao educando uma educação, mas ativa e significativa para seu convívio social.
    Concordo com Ana quando diz: que os pais são responsáveis pela educação de seus filhos juntamente com a escola. A família e a escola formam uma equipe e é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios para que possam atingir os mesmos objetivos, que é a construção de uma educação ativa, solida e significativa.

    ResponderExcluir
  6. olá professora!

    EDUCAÇÃO COMEÇA PRIMEIRO NO NOSSO LAR,A ECOLA TEM O PAPEL DE INSTRUIR O ALUNO.OS PAIS NÃO DE VE JOGAR NAS COSTAS DAS ESCOLAS A RESPONSABILIDADE DE COMO EDUCÁ-LOS SEUS FILHOS.
    CABE AOS PROFESSORES PASSAR VALORES A SEUS ALUNOS,E INSTRUIR PARA ELES VIR SER UM CIDADÃO CRITICO NA SOCIEDADE,TEM QUE TER UMA PARCERIA PROFESSORES E PAIS PARA QUE JUNTOS POSSAM VIR FAZER UM BOM TRABALHO QUE É FAZER COM QUE ESSES ALUNOS POSSAM TRAÇAR UM OBJETIVO NA SUA VIDA PARA TER UM FUTURO BRILHANTE COMO UM PROFISSIONAL...





    ADRIANA LELIS DA COSTA

    ResponderExcluir
  7. E preciso que seja esclarecido os ppp logo nos primeiros contatos dos país com a escola e de que forma os país poden cotribuir no ensino aprendizagem dos filhos e de como a ajuda deles e importante na educação,fisica,moral e pessoal.deve haver uma inter relação entre a familia ea escola poía ambas tem o dever de pereparar pessoas para a vida.

    ResponderExcluir
  8. Resposta da aluna BARBARA CARVALHO:

    Sim, porque cada pai e mãe sabem que tipo de pessoa querem formar, quer seja um cidadão honesto e justo ou não.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia,

    Acredito que a família tem tudo a ver com a educação de seus filhos, primeiro que eles já vão pra escola com a educação do ambiente familiar, e na escola os professores vão aprimorar esses conhecimentos. Na verdade família e escola devem estar em constante interação para que esses conhecimentos didático-culturais, seja realmente válido para a formação desse sujeito.
    Luciane Filgueiras, 3º de pedagogia.

    ResponderExcluir
  10. boa tarde !

    a familia é a base de toda eduacaçao! a criança vai pra escola com 3 anos e uma grande parte da formaçao ja foi contruida perante a escola a familia tem muito peso e aintegraçao de ambas as partes deve ocorrer para uma melhor construçao integral do conhecimento .

    luciame paes .

    ResponderExcluir
  11. Resposta da aluna SUELLY CAMPOS;

    O processo de aprendizagem da criança é primeiro da responsabilidade dos pais, que terá que estar presente constantemente até ele se tornar adulto e dono de sua vida. À escola, cabe participar do desenvolvimento intelectual do aluno, até mesmo do emocional, poiss é ela que ajuda a formar caráter. No entanto, se o aluno se tornar descuidado com os estudos, tanto a professora como os pais devem ajudá-lo a superar suas dificuldades de aprendizagem, detectando seus problemas sociais. Educação é vida, ou seja, educação da família, da escola, do social.

    ResponderExcluir
  12. Oi fessora!

    A responsabilidades é inteiramente dos pais sim, oras.
    O aluno seja lá qual for a idade dele passa pouco mais de 4 horas na escola é em casa e na rua que ele aprende a ter bons modos ou não.
    Esse papo de pais que trabalham e por isso não dão atenção é desculpa esfarrapada conheço pessoas que são super atarefadas e dão conta perfeitamente da criação dos filhos. O problema na verdade é que as vezes o cidadão não toma conta nem dele e fica colocando criança no mundo, ou seja, já começa a ser irresponsável aí.
    Depois é muito fácil achar que o professor é quem deve educar o curumim.

    Jorge Luís
    3 Período de Pedagogia

    ResponderExcluir
  13. Resposta da aluna FLÁVIA:

    A família e a sociedade sào canais de ensino, sendo assim, o processo de aprendizagem começa desde os primeiros sons que a criança começa a emitir, quando os pais lhe ensinam a dizer seus nomes. O exemplo também é um canal de aprendizagem, por isso os pais devem tomar cuidado com o que dizem e fazem, pois não é só dando conselhos que obterão êxito na educação de seus filhos. A escola faz parte do social, cabendo a ela também participar do processo de evolução da criança. No entanto, é no familiar que o aluno encontrar mais tempo para aprender, por isso , os pais precisam se tornar parceiro da escola para que seu filho tenha um resultado positivo no seu caminhar da aprendizagem.

    ResponderExcluir