segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Nanotecnologia


"Os princípios da física, pelo que eu posso perceber, não falam contra a possibilidade de manipular as coisas átomo por átomo. Não seria uma violação da lei ; é algo que, teóricamente, pode ser feito mas que, na prática, nunca foi levado a cabo porque somos grandes de mais" - Richard Feynman.
O que é a nanotecnologia? Por qué é precisso um uso responsável?

A Importância do Planejamento no ensino



O planejamento está presente em quase todas as nossas ações, pois ele norteia a realização das atividades. Portanto, o mesmo é essencial em diferentes setores da vida social, tornando-se imprescindível também na atividade docente. 

O planejamento de aula é de fundamental importância para que se atinja êxito no processo de ensino-aprendizagem. A sua ausência pode ter como consequência, aulas monótonas e desorganizadas, desencadeando o desinteresse dos alunos pelo conteúdo e tornando as aulas desestimulantes. 

De acordo com Libâneo “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações. 

Porém, apesar da grande importância do planejamento de aula, muitos professores optam por aulas improvisadas, o que é extremamente prejudicial no ambiente de sala de aula, pois muitas vezes as atividades são desenvolvidas de forma desorganizada, não havendo assim, compatibilidade com o tempo disponível. 

Fale sobre a importância do planejamento de uma aula e dê sua opinião sobre por que os professores não gostam de fazer Planos de Aula. 

sábado, 13 de novembro de 2010

Despedida




Já está chegando a hora de ir
Venho aqui me despedir e dizer 
Em qualquer lugar por onde eu andar
Vou lembrar de vocês!

Minha 1a turma de graduação...


Só me resta agora dizer adeus
E depois o meu caminho seguir 
O meu coração aqui (com vocês) vou deixar
Não ligue se acaso eu chorar
Mas agora adeus



O Processo de Estudo Ativo no Ensino de Biologia



Algumas formas de estudo ativo
O estudo ativo envolve inúmeros procedimentos para despertar no aluno hábitos, habilidades de caráter permanente. Para isto temos várias tarefas e exercícios específicos para este fim:
1. Exercícios de Reprodução - testes rápidos para verificar assimilação e domínio de habilidades.
2. Tarefa de preparação para o estudo - Diálogo estabelecido entre o professor/aluno, aluno/aluno e observa e revisão de matérias anteriores.
3. Tarefas de fases de assimilação de matérias - Atividades que favoreçam o confronto entre os conhecimentos sistematizados e a realidade dos alunos.
4. Tarefas na fase de consolidação e aplicação – compõem-se de exercícios e revisão de fixação.


Poste um comentário sobre a importância/relevância do estudo ativo em sala de aula

A biotecnologia e o agronegócio



A biotecnologia é uma ferramenta tecnológica adicional para a agricultura. Ela impulsiona o crescimento do agronegócio nos países onde já são produzidos alimentos através dessa técnica e têm exercido um papel importante para aumentar a produtividade e atender a demanda por alimentos de uma população em contínuo crescimento. Aliás, em qualquer setor da economia, o que alavanca a competitividade das empresas é a tecnologia. É a tecnologia que reduz os custos, aumentando a qualidade e a produtividade, e coloca os produtos ao alcance do gosto e do bolso do consumidor de dentro e de fora do país. Comente sobre como vc acha que será o relacionamento entre a Biotecnologia e o agronegócio no Brasil nos próximos anos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A Importância da História da Biologia no Ensino de Biologia


Durante a escolaridade, os alunos devem contatar com muitas ideias científicas apresentadas no respectivo contexto histórico. Não importa tanto o episódio particular selecionado pelos professores (devendo este, no entanto, estar integrado nos conteúdos programáticos) como o fato da seleção representar o alcance e a diversidade do empreendimento científico. Os alunos poderão desenvolver a compreensão do modo como a ciência realmente acontece, aprendendo algo acerca do crescimento das ideias científicas, do caminho que conduziu à compreensão atual de tais ideias, dos papéis desempenhados por diferentes investigadores e comentadores e da interacção entre as provas e a teoria ao longo do tempo.
Tal perspectiva histórica é importante para o ensino efetivo da ciência, também pelo fato de poder conduzir a perspectivas sociais - a influência da sociedade no desenvolvimento da ciência e da tecnologia e o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade. É importante, por exemplo, que os alunos tomem consciência de que as mulheres e as minorias têm dado contributos significativos, apesar das barreiras que a sociedade colocou no seu caminho; que saibam que as origens da ciência e da tecnologia recuam às culturas egípcia, grega, árabe e chinesa e que consciencializem o fato de que os cientistas trazem para o trabalho os valores e os preconceitos das culturas em que vivem.
Comente.

sábado, 6 de novembro de 2010

Ser professor no século XXI


Após tantas reflexões em sala de aula durante este semestre letivo, para você, quais são os maiores desafios em ser professor nas séries iniciais do Ensino Fundamental, especialmente aqui no Amazonas, nas escolas públicas?
PS: Não vale falar em baixo salário!

O Ensino de Ciências - Novas Tendências



A tendência atual da disciplina é fazer com que o aluno observe, pesquise em diversas fontes, questione e registre para aprender


Trabalhar os conteúdos de Ciências é dar oportunidade a crianças e jovens de entender o mundo e interpretar as ações e os fenômenos que observam e vivenciam no dia-a-dia. Com a tecnologia mais presente na vida das pessoas, ter conhecimento científico também significa estar preparado para analisar as questões da contemporaneidade e se posicionar frente a elas – alguns dos objetivos da disciplina. 
E, pra você, o que é "ensinar Ciências" ?

BIOTECNOLOGIA - o que vc pretende pesquisar?


O que você pode fazer

Meio ambiente

Estudar processos biotecnológicos para a recuperação de solos e o aprimoramento da agricultura. Pesquisar a poluição e a contaminação do ar, da água e do solo por microrganismos.

Alimentos e bebidas

Acompanhar a produção de alimentos e bebidas que levem microrganismos em sua composição, como queijos e cervejas.

Saúde

Pesquisar o uso de microrganismos na produção de medicamentos e vacinas. Identificar micróbios causadores de doenças em laboratórios de análises clínicas e institutos de pesquisa. Atuar na prevenção, no controle e no combate a infecções hospitalares.

Agronegócios

Aprimorar técnicas de combate a pragas e doenças nas lavouras e nos rebanhos.

Sobre o que você pretende pesquisar seu TCC e por quê?

Obstáculos epistemológicos: o uso de terminologias no Ensino de Biologia


O objetivo essencial do ensino da ciência deve ser a compreensão, e não o vocabulário. Contudo, a utilização de uma terminologia clara e inequívoca é fundamental na comunicação científica e na sua compreensão. Alguns termos técnicos são úteis para todos, pois facilitam a comunicação. Contudo, o número desses termos essenciais, a aprender pelos alunos, deve ser relativamente pequeno. Se os professores introduzirem termos técnicos somente quando necessários à clarificação do pensamento e à promoção da comunicação efetiva, então os alunos formarão gradualmente um vocabulário funcional que sobreviverá para lá do teste seguinte. A concentração dos professores no vocabulário, porém, pode implicar uma menor atenção à ciência como processo, o que coloca em risco a sua compreensão (AAAS, 1993; Ciari, 1997).
Faça um comentário sobre como essas terminologias acabam se tornando um obstáculo epistemológico no ensino de Biologia.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Mitos Pedagógicos



 Aula deve ser experimental 
Uma atividade prática não carrega em si todos os conteúdos que se quer ensinar, assim como não é necessariamente o procedimento principal ou obrigatório no ensino de Ciências. As aulas em laboratório devem fazer parte de uma sequência didática que envolva exposições teóricas, registros dos alunos e confrontações de ideias. 

 Experiência, só em laboratório Aula prática não depende de equipamentos de alta tecnologia. Com material alternativo também é possível produzir experimentos que levam à construção de conceitos pelos alunos. Observações de fenômenos podem ser feitas no pátio da escola ou na vizinhança. 

 Memorizar nunca mais É um erro reduzir os aprendizados de Ciências a apenas uma lista de enunciados a serem decorados. Porém a memorização às vezes é importante depois de entender os conteúdos. Nem toda terminologia deve ser abandonada. Ela tem sentido e deve ser valorizada por meio de objetivos claros.


Poste um comentário sobre cada um dos itens acima.