sábado, 30 de outubro de 2010

O Processo de Estudo e o Estudo Ativo


Há vários fatores que influenciam no ato de estudar e aprender, entre estes fatores destacam-se alguns que influenciam de sobremaneira no estudo ativo.
1. O incentivo ao estudo - conjunto de estímulos que estimulam no aluno sua motivação para aprender.
2. As condições de aprendizagem – para oferecermos condições mínimas de aprendizagem, temos que conhecer muito bem as condições sócio-culturais dos alunos.
3. A influência do professor e do ambiente escolar - certamente o professor e o meio exercem uma influencia muito forte no aluno.
Poste um comentário sobre a importância/relevância de cada um desses três fatores.

A Disciplina de Instrumentação e o Ensino de Biologia



Caros alunos,
Estamos terminando o semestre letivo. Gostaria de saber algumas questões acerca da disciplina:
1 - No início do semestre, o que vc achava que seria trabalhado nessa disciplina?
2 - No final do semestre, o que vc acha de importante que esteja sendo trabalhado nessa disciplina?
3 - Após assistir à palestra na UEA sobre Didática das Ciências, como ficou sua visão acerca dessa disciplina em sua formação acadêmica?

Biotecnologia e Saúde no Brasil



A engenharia genética e sua fiscalização têm sido um ponto de controvérsia no Brasil desde 1995, logo após a autorização, nos Estados Unidos, da comercialização de organismos geneticamente modificados. Enquanto produtos gerados com essa nova tecnologia começaram a se disseminar em todo o mundo, uma polarização interna impediu a participação brasileira nesse processo.

Embora a polêmica tenha afetado todas as áreas da biotecnologia, as plantas transgênicas têm continuado a florescer no Brasil (apesar de as grandes multinacionais estarem participando do desenvolvimento agrobiotecnológico mais que as pequenas, as empreendedoras típicas do setor).  Além disso, a área de biotecnologia continua lutando com questões de percepção (um problema global, que não está limitado apenas ao Brasil). Freqüentemente, por exemplo, alguém lê na imprensa que a revolução genética falhou na descoberta de soluções para os problemas dos mais pobres.  

Nos últimos anos, está em curso no Brasil um trabalho para demonstrar o poder da engenharia genética de encontrar soluções para importantes problemas sociais. A taxa de mortalidade infantil na região Nordeste, por exemplo, está diminuindo, mas ainda é o dobro da média do país. Um exemplo simbólico é o estado de Alagoas, com taxa de mortalidade infantil de 50 mortes para cada mil nascimentos (na África, ela fica em torno de 100 para mil).



O que você acha que pode incentivar e impulsionar a biotecnologia da saúde no Brasil?

Biotecnologia é coisa de Frankenstein?



Nos últimos anos, temos sido bombardeados com novidades biológicas que parecem destinadas a mudar o curso da história. Em julho de 2000, as notícias sobre o seqüenciamento das bases nitrogenadas do genoma humano e, em novembro de 2001, os relatos sobre o primeiro clone humano nos deixaram perplexos, curiosos e preocupados. Até uma telenovela abordando o tema clonagem foi produzida. O que existe de verdade em tudo isso? O que sabemos e o que não sabemos? Qual a interferência da mídia e quais os significados de cada descoberta? 

Se refletirmos um pouco sobre a idéia de clone, vamos perceber que obter uma cópia idêntica de um mesmo organismo ocorre naturalmente nos gêmeos idênticos e na partenogenia (desenvolvimento de um ser vivo de um óvulo não fecundado, como em algumas plantas e invertebrados, especialmente em artrópodes). O uso de clones se faz há muito tempo! Reprodução por estaquia (em que se estimula a reprodução da planta a partir de pedaços do próprio caule) não é exatamente isso?

Obter clones por meio de embriões também não é técnica tão nova. Se o embrião tiver cerca de 200 células, é possível separar o material e obter outros embriões idênticos geneticamente. 

Em 1996, uma nova técnica foi apresentada, aquela que deu origem à ovelha Dolly. O fato gerou um grande impacto na comunidade científica, pois ocorrera a transferência de um núcleo de uma célula adulta para um óvulo cujo núcleo fora previamente retirado. Com estímulos químicos, foram ocorrendo sucessivas divisões nesse óvulo até chegar a um embrião, implantado em outra ovelha, para gestação. 

Muitas expressões têm surgido na mídia, causando confusões e incertezas. Biotecnologia, biologia molecular, alimentos transgênicos, organismos geneticamente modificados. O que existe de verdade em tudo que a mídia fala? O que sabemos e o que não sabemos? Qual a interferência da mídia e quais os significados de cada descoberta? 

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

As Aulas Práticas no Ensino de Ciências


Por quê?
Essa é uma das perguntas que as crianças fazem com bastante frequência. Elas têm curiosidade em saber a origem das coisas e as causas dos fenômenos da natureza e em explorar aquilo que lhes parece diferente, intrigante. A disciplina de Ciências, quando bem trabalhada na escola, ajuda os alunos a encontrar respostas para muitas questões e faz com que eles estejam em permanente exercício de raciocínio. 
Para você, qual a importância das aulas práticas no Ensino de Ciências?

sábado, 23 de outubro de 2010

A DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS

O Ensino de Ciências, em particular, vem recebendo nas últimas décadas uma atenção especial, que se explica facilmente ao considerar o importante papel do desenvolvimento técnico-científico na sociedade moderna e a influência que tem o processo de informatização em todas as áreas da ação humana na atualidade.
[...] A Didática, enquanto processo de aprendizagem, estabelece critérios para o desenvolvimento da prática do professor. Estes critérios são os nortes que o professor utiliza metodologicamente para sua construção de conhecimento e práticas pedagógicas. Para o Ensino das Ciências é necessário que o professor entenda qual a necessidade que os alunos têm para construir um plano de ensino utilizando os conteúdos das disciplinas de Física, Química e Biologia.
[...] A Didática configura como o direcionamento imediato da prática ensino-aprendizagem articulando teoria e prática (LUCKESI, 1994), isto é, a prática se faz necessária a partir de uma teoria já existente. O mesmo acontece com a teoria, pois para ela se fundamentar, a pratica tem estar presente. Podemos dizer então que a Didática é a arte de ensinar; tornar o ensino eficiente; dirigir a formação do indivíduo; estimular capacidades cognitivas do sujeito inserido no processo ensino-aprendizagem e dar discernimento orientador para que se construa um novo saber ressignificado. O objetivo da Didática é, então, “dirigir, orientar e efetivar a aprendizagem, fundamentada no incentivo, na motivação e nos métodos” (HENNIG, 1998, p. 24)
[...]

Para compreender o que é Didática e qual seu objeto de estudo é necessário vê-la em seu contexto. Os elementos analisados atuam tanto como contexto de legítima epistemologia como de significação.
O objeto de estudo da Didática é resultado da determinação do conjunto de problemas com certa afinidade a um encargo social, à necessidade de formar as novas gerações de acordo com os interesses da sociedade, o que determina seu objeto de estudo: o processo ensino-aprendizagem, o qual se manifesta na atividade pedagógica.
A atividade do professor – o ensino – e a dos estudantes – a aprendizagem –, são a expressão interna deste próprio processo, mas não se reduz a isto; nele estão presentes, essencialmente, as relações mais íntimas do objeto que se estuda: as leis, que constituem, em última instancia, a expressão pedagógica das relações sociais, que são, como se sabe, a essência do ser humano.
O objeto de estudo da Didática consiste não somente no conhecimento da estrutura e funcionamento do processo real de ensino-aprendizagem, mas, também, do estado desejável que queremos alcançar, ou seja, o objeto da Didática vai se construindo, paulatinamente, configurando o existente. O caráter obrigatoriamente prático e construtivo da Didática exige um desenvolvimento normativo, prescritivo, que oriente a construção do objeto.

MENEZES, Ana Paula Sá et al. A Didática das Ciências. In: MENEZES, Ana Paula Sá. A Instrumentação no Ensino de Ciências na Amazônia. Manaus: BK Editora, 2009. pp. 67-94

Violência na Escola e as Reações Interativas



Uma profissão que exige vocação e, acima de tudo, determinação. Assim pode ser definida a inclinação para o trabalho docente. No entanto, nos últimos anos, esta carreira vem sofrendo com uma série de problemas, como a desvalorização, a baixa remuneração e, até mesmo, ameaças aos professores, com a crescente violência no ambiente escolar. 
Leia a entrevista com o ex-secretário de educação de São Paulo, professor e membro da Academia Paulista de Letras e da União Brasileira de Escritores, sendo autor de 39 livros, Gabriel Chalita. O educador fala sobre os fatores que o levaram a escolher a profissão e passa uma mensagem de esperança aos docentes. Acesse: http://www.gabrielchalita.com.br/midia_int.php?id=206
Agora, responda: qual o papel das reações interativas em relação aos aspectos abaixo:


·         Aspectos cognitivos da interação
·         Aspectos sócio-emocionais
·         A disciplina na classe

Hoje... 23/10/10

Oi!!!!

Bem, o mês de Outubro começou difícil: uma baita virose e uma extração do 3o molar... Bah, ninguém merece! Duas semanas de molho! Não aguento nem enxergar Dipirona! Não sei o que foi pior... tô entupida de tanto remédio!!
Mas, como fã de Pollyana, sempre procuro ver o lado bom das coisas! Nesse período nefasto, tive a grata surpresa de receber todos os dias palavras de carinho e incentivo vindos de minhas alunas do 4o período de Pedagogia da FSDB... caramba, cheguei a ficar emocionada com a preocupação... foi MUITOOOOO BOM receber tanto carinho assim, mesmo que virtual. Nossa profissão de professor, por muitas vezes, não é valorizada, mas há certas vezes, que nem todo o $ do mundo me tiraria dela... esse é um dos momentos... sou muito fácil, né? rsrsrsrs
Receber carinho de um aluno?!?!?!... não tem preço... mas, para todas as outras coisas, tem

domingo, 17 de outubro de 2010

Ensino de Ciências e Cidadania



Na educação contemporânea, o ensino de Ciências Naturais é uma das áreas em que se pode reconstruir a relação ser humano/natureza em outros termos, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência social e planetária. Para Morin (2004,), a humanidade deixou de construir uma noção apenas biológica e deve ser, ao mesmo tempo, plenamente reconhecida em sua inclusão indissociável na Biosfera; a Humanidade deixou de constituir uma noção sem raízes: está enraizada em uma “Pátria”, a Terra, e a Terra é uma Pátria em perigo. Como isso deve ser trabalhado no Ensino de Ciências?

sábado, 16 de outubro de 2010

A Disciplina na Classe


Uma das grandes dificuldades em sala de aula é a chamado "controle da disciplina".
Não existe uma fórmula mágica para esta tarefa. Libâneo (1994) diz que a disciplina na classe está tão diretamente ligada à prática docente, quanto à autoridade profissional, moral e técnica do professor. Este conjunto de características é que vai determinar a disciplina na classe. 
1 - Nos dias atuais, é importante ter disciplina em sala de aula? 
2 - Comente sobre a importância/relevância na disciplina de sala de aula de cada um dos itens:
a) prática docente;
b) autoridade profissional;
c) moral do professor;
d) técnicas utilizadas pelo professor.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Modernas Técnicas de Eng. Genética unem setores em prol do desenvolvimento


Teias de aranha produzidas em laboratório, vacas que produzem medicamentos no leite e plantas de soja
usadas na luta contra a AIDS poderiam até parecer filme de ficção científica há alguns anos. Mas hoje
representam uma realidade bem mais próxima do que se pode imaginar, pois estão sendo desenvolvidas
dentro de laboratórios brasileiros. Mais especificamente na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia,
uma das 41 unidades de pesquisa da  Embrapa, em Brasília, DF.

Mas a biotecnologia é um caminho amplo e promissor e, com o tempo e o domínio das técnicas de transformação genética de plantas, será possível ainda ir muito além dessas expectativas. O domínio das técnicas em biotecnologia mostrou, então, que as soluções podem beneficiar setores de saúde, indústria e alimentação, além de agregar valor aos produtos agropecuários, unindo o agronegócio ao setor farmacêutico e a indústria, por exemplo.
Você concorda que Plantas e animais transgênicos utilizados como biofábricas agregam valor a diversos produtos e integram vários setores de produção? Justifique sua resposta.
(Adaptado de http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio37/entrevista.pdf)

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Hoje... 11/10/10



Depois de um tempo você aprende a sutil diferença entre segurar uma mão e acorrentar uma alma...
E você aprende que amar  não significa apoiar-se...
E companhia não quer sempre dizer segurança...
E você começa a aprender que beijos não são contratos, e presentes  não são promessas.
E você começa a aceitar suas derrotas com sua cabeça erguida  e seus olhos adiante  com toda a sua graça...  não com a tristeza de uma criança!
E você aprende a construir todas as estradas hoje  porque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos...
e o futuro tem o hábito de se desfazer no meio do caminho.
Depois de um tempo você aprende  que até mesmo a luz do sol queima se você a tiver demais!
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que realmente pode resistir...
Você realmente é forte!
Você realmente tem valor!
E você aprende...
E você aprende
com cada “adeus”...
com cada “até breve”...
Você aprende!!!


domingo, 10 de outubro de 2010

Analogias no Ensino de Biologia


Analogias são utilizadas tanto por professores quanto por autores e alunos. Porém, os contextos em que cada um as utiliza são completamente distintos. O professor, quando lança mão de uma analogia em suas explicações, consegue perceber até que ponto os alunos a compreenderam, podendo assim, complementá-la de forma mais abrangente. É comum, inclusive, que o professor utilize mais de uma analogia, a fim de facilitar a aprendizagem
de um conceito ainda não assimilado pelos alunos.
Leia esse texto completo em http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/118/168 e poste um comentário sobre o que você acha do uso das Analogias no Ensino de Biologia.

sábado, 9 de outubro de 2010

A Contribuição do Ensino de Ciências no Ensino Fundamental



Segundo Fracalanza, Amaral e Gouveia (1986), o ensino de ciências, entre outros aspectos, deve contribuir para:
a) o domínio das técnicas de leitura e escrita; 
b) permitir o aprendizado dos conceitos básicos das ciências naturais e da aplicação dos princípios aprendidos a situações práticas; 
c) possibilitar a compreensão das relações entre a ciência e a sociedade e dos mecanismos de
produção e apropriação dos conhecimentos científicos e tecnológicos (CTS);
d) garantir a transmissão e a sistematização dos saberes e da cultura regional e local.
(Adaptado de "O ensino de Ciências nas séries iniciais e a formação do professor nas instituições públicas
paulistas" Disponível em <http://www.pg.utfpr.edu.br/sinect/anais/artigos/13%20Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia/Formacaodeprofessoresnoensinodecienciaetecnologia_artigo7.pdf>


Teça um comentário defendendo apenas um dos itens sugeridos e dê um exemplo de como você o usaria em uma aula de Ciências (defina o ano/série e assunto)

A Prática Pedagógica do Professor de Didática



Terá havido mudanças reais, ou os professores de Didática continuam a falar, a falar, num discurso que é sempre sobre  alguma coisa, como que fugindo da responsabilidade de proporcionar conhecimentos, experiências e vivências, que asseguram condições a fim de que seus alunos, futuros mestres, possam de fato contribuir para mudar alguma coisa nessa escola que aí está? (BALZAN, 1989)

Esse Cara



Ah! Que esse cara tem me consumido
A mim e a tudo que eu quis
Com seus olhinhos infantis
Como os olhos de um bandido
Ele está na minha vida porque quer
Eu estou pra o que der e vier
Ele chega ao anoitecer
Quando vem a madrugada ele some
Ele é quem quer
Ele é o homem
Eu sou apenas uma mulher


(Caetano Veloso)

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

SEMANA DE BIOLOGIA - UFAM/2010

Hoje, vou ser mais democrática... Quero que você poste comentário sobre o que chamou mais atenção nas Palestras das Semana de Biologia! Bjk

domingo, 3 de outubro de 2010

ENSINANDO ACT

Segundo Bowyer (1990), a alfabetização em Ciências e Tecnologia é importantíssima para o desenvolvimento econômico na atualidade e no futuro e deve ser priorizada em nossas escolas. Uma das maneiras de unir C&T seria o uso das Novas Tecnologias nas aulas de Ciências. Vamos imaginar, hipoteticamente falando, que todas as nossas escolas em Manaus, de Educação Básica, possuíssem uma Sala de Informática. Qual requisito lhe parece necessário para a implementação deste tipo de atividade na educação formal (marque 1 alternativa e justifique sua resposta)?
 (  ) formação do professor em informática;        
  (  ) presença de um apoio técnico;
   (  ) não é necessário o uso dessas novas tecnologias.

Formação de Professores e o Papel do Pedagogo na Escola

Leia a afirmativa abaixo:


Dentro da escola, a função de coordenador pedagógico nem sempre é bem delimitada. Muitos acham que o profissional que exerce o cargo é um auxiliar do diretor para as questões burocráticas. Outros acreditam que cabe a ele resolver os problemas disciplinares dos alunos. E o pedagógico que está na denominação do cargo quase sempre é esquecido. Porém é essa palavra que define a tarefa do coordenador: fazer com que os professores se aprimorem na prática de sala de aula para que os alunos aprendam sempre. Para isso, ele só tem um caminho: realizar a formação continuada dos docentes da escola.


Justifique sua opinião a esse respeito.

Estudo do Comportamento das Plantas





O conceito de ser vivo é um dos mais importantes da área de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É ele que forma a base do estudo da Biologia - que, não por acaso, significa "estudo da vida". No entanto, o assunto gera muitas dúvidas entre os alunos. No livro A Representação do Mundo na Criança, o suíço Jean Piaget (1896-1980) mostra que, em geral, crianças com idades entre 8 e 10 anos acham que só é vivo aquilo que tem movimento próprio e espontâneo. E definir a vida é algo complicado até mesmo para os cientistas. "A Terra tem mais de 1,3 milhão de espécies de animais, mais de 350 mil de plantas e, somados, 150 mil procariotos, fungos e protistas. Isso sem contar milhões de espécies que ainda desconhecemos. Essas formas são tão diferentes umas das outras que é difícil encontrar uma definição que englobe todas", explica Rodrigo Willemart, professor da licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP). Qual, então, é a melhor maneira de mostrar à turma que a vida vai além dos animais? 
(veja mais em http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/estudo-evolucao-plantas-seres-vivos-biologia-584453.shtml)

O que fazer com os embriões excedentes?







VEJA aborda uma questão de cunho ético e científico que está cada vez mais presente na sociedade: o destino que deve ser dado aos embriões excedentes dos tratamentos de fertilização in vitro. O tema vem à baila um ano após a histórica decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em favor das pesquisas no país com células-tronco obtidas de embriões nessas condições. A discussão no STF esteve permeada por argumentos religiosos e emocionais, tanto por parte da Igreja quanto da comunidade científica. 
Como o estado brasileiro é laico, quais dos destinos abaixo e argumentos vc concorda? Justifique sua resposta a partir de pontos de vista centrados no embasamento oferecido pela ciência. 




Veja mais em: http://veja.abril.com.br/170609/p_104.shtml